sábado, 30 de novembro de 2013

Happy Hanukkah!




Olá! Happy Hanukkah para vocês! :))

Não sei se já citei aqui, mas minha família é metade católica e metade judia.

Hanukkah é uma celebração judia que dura 8 noites e que comemora uma das mais famosas fugas dos judeus (em algum momento da história). Naquela época, os judeus usavam óleo para cozinhar todas as refeições do dia, tornando-o um dos principais elementos na alimentação dos mesmos.

Durante uma dessas fugas eles estavam com muito pouco óleo, mas como mágica ele durou por 8 noites. Por isso, durante 8 dias os judeus comemoram o Hanukkah, em que cada noite eles acendem uma vela a qual representa o óleo -> alimento.



Incrivelmente nesse ano de 2013, o Hanukkah coincidiu com o Thanksgiving, momento muito raro, uma vez que o calendário judeu é bem diferente do que usamos no Ocidente.
Para comemorar essa data, minha host mom fez um jantar para toda a família aqui em casa no dia 27. O prato principal se chama latkes, que é uma panqueca de batata frita ao óleo.

                                       


Um dos jogos típicos da noite se chama dreidel, em que giramos um "dado" e de acordo com a letra hebraica, você ganha ou perde o que aposta.


Outra parte da tradição é abrir um presente por noite, além de ganhar as moedinhas judaicas chamadas de Hanukkah Gelt :)


Por hoje é isso! 
Beeijos! :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário